quarta-feira, 20 de maio de 2020

A IMPORTÂNCIA DO TEATRO E EXPRESSÃO DRAMÁTICA PARA A CRIANÇA


De todas as formas de jogo, é o jogo de faz-de-conta - o jogo de expressão dramática -, aquele que é mais utilizado pela criança, a ele se dedicando inteiramente e profundamente. Através dele ela conquista a sua autonomia e forma o seu carácter, formando, por vivências do mundo da ficção, os esquemas práticos de que terá necessidade para o seu desenvolvimento.

É através da expressão dramática que a criança se experimenta a si mesma, vive a sua imaginação, os seus sonhos, as suas fantasias e até os seus medos, provando a si própria as suas capacidades de transformação e de se imaginar em outras situações. (…)

Os jogos coletivos, dando à criança a possibilidade de comunicação e de experimentação com outras, libertam-na de todos os seus condicionamentos deformantes, como por exemplo a timidez, o desejo de ser admirada, o medo e a tendência para as graças e as palhaçadas. (in Sousa, Alberto B., Educação pela Arte e Artes na Educação - 2º Volume, Col. Horizontes Pedagógicos, Instituto Piaget, Lisboa, 2003.

A Expressão Dramática tem como objetivo favorecer a descoberta e o desabrochar do eu na sua relação com o outro, o que equivale a dizer, sucintamente, na sua relação com o mundo, procurando desenvolver no presente, no espaço do dia-a-dia, onde se cruzam experiências através do lúdico, a passagem de um mundo interior para um mundo exterior, do espaço da imaginação para o espaço da ação.

A ação como o campo da expressividade e da espontaneidade, da relação próxima e exigente que coloca a criança no trilho da sua própria formação enquanto individualidade, é o ponto nevrálgico da Expressão Dramática. É através dela que se chega ao outro, que se exterioriza a interioridade, procurando um espaço comum de questionamento e diálogo ativos. Através de jogos sujeitos a regras, com o intuito de potenciar mais do que condicionar a expressividade individual, esta atividade tem o condão de abrir horizontes de comunicação e, por meio desta, contribuir para a cooperação de todos os elementos de um grupo que se propõem a um objetivo comum.

Paralelamente àquela função mais educativa que permite à criança exteriorizar as suas emoções, vontades e receios, encontra-se também a função criativa. Assim, e consequência da ideia de comunicação, confronto e diálogo, a Expressão Dramática potencia a criatividade individual ao estimular a imaginação e o pensamento, uma vez que da interação das crianças nascerá sempre um problema que necessita de solução ou uma solução que traz consigo outro problema, levando-as a tomar decisões coletivas, participando de um processo lúdico de criação comum que não é apenas uma soma da participação de individualidades, mas antes um encontro entre emoções, vontades e receios. Esta experimentação criativa permite que a criança desenvolva as suas estruturas de compreensão do mundo, na medida em que fortalece a sua consciência ativa em relação ao espaço que a rodeia, através do seu posicionamento perante situações que são, num plano elementar, objeto do quotidiano.

Nesta área de expressão, o corpo da criança assume o lugar de ferramenta de ligação a si própria e aos outros. Entendendo o corpo na sua plenitude bio-psico-motora, a imaginação e a expressão caminham lado a lado no sentido da exploração de um universo interior, estimulando assim todo um desenvolvimento da criança nos planos da sua existência física, sensorial, comportamental e intelectual.

Ricardo Brito

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