BENEFICIOS DA CAPOEIRA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL:
A criança que
pratica capoeira aprende não apenas a jogar como também a cantar (o que tem
sido transmitido oralmente há séculos, cantos africanos especialmente criados
para esse tipo de atividade) e a tocar (entre os instrumentos mais
tradicionais, destaque para o berimbau, o pandeiro e o caxixi, um chocalho
feito de sementes).
MUSICALIDADE
A musicalidade na capoeira tem papel fundamental, pois dela se
desencadeia boa parte do processo ritualístico da capoeira, ou seja, é a partir
da musicalidade que os movimentos são executados, os instrumentos são tocados e
as cantigas entoadas.
A música na capoeira desenvolve a motricidade e a perceção
sensorial (contribuindo para algumas aquisições, tais como: Linguagem, leitura,
escrita e lógica-matemática).
O trabalho musical da capoeira proporciona o ajustamento rítmico
da criança correlacionando a noções de tempo-espaço, o que favorece um maior
equilíbrio emocional da mesma, melhorando as relações com os outros colegas a
partir do respeito do ritmo do outro e de si mesmo.
Na utilização dos instrumentos da capoeira (berimbau, pandeiro,
atabaque e outros) podemos estar dando significativa contribuição no que tange
ao desenvolvimento da coordenação motora fina, pois a partir do manuseio desses
instrumentos a criança perceberá as implicações de gestos menores (finos),
relacionados aos objetos, o que possibilitará uma melhoria no processo de
escrita, dentre outros em que esta habilidade é necessária.
Um outro aspeto importante sobre a musicalidade é que a capoeira
tem, tradicionalmente, sua difusão pautada na oralidade, que tem nas cantigas
um mecanismo importante de desenvolvimento fisiológico da fala
MOVIMENTO
Por em sua essência, a capoeira ser uma atividade eminentemente
prática, enfocando no jogo da roda de capoeira um de seus momentos mais
sublimes e característicos, e por este jogo se consolidar a partir de
movimentos corporais, a capoeira funciona como importante agente facilitador no
desenvolvimento psicomotor.
Auxilia a criança a familiarizar-se com a imagem do próprio
corpo, pois os exercícios que da capoeira envolvem todas as partes do corpo,
inclusive contando com a aquisição de gestos que são associados a uma cadência
rítmica em dinâmicas que fortalecem a integração dos envolvidos, ajudando no
amadurecimento das noções tempo-espaço, além de desenvolver, cada vez mais, uma
atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo.
A capoeira auxilia na ampliação das diferentes qualidades
físicas e dinâmicas do movimento, melhorando a condição do andar, correr,
pular, trepar, equilibrar, rolar, além de trabalhar força, velocidade,
resistência e flexibilidade, aliado a um suporte lúdico, que é fator
preponderante para a prática da capoeira
Uma parte importante da prática de capoeira é a roda de
capoeira, onde cada participante tem o livre arbítrio fazer sua própria
expressão corporal com movimentos abertos, não sendo obrigatório realizar
movimentos pré-determinados. Assim a oportunidade da criança se expressar é
maior, devido a possibilidade de inovação nos movimentos, da falta de rigidez e
da ausência de regras a serem seguidas, há possibilidade de inúmeros movimentos
o que faz da capoeira uma atividade que busca a liberdade de expressão.
Assim, a nível psicomotor, a capoeira promove capacidades
físicas como: força, flexibilidade, coordenação motora, ritmo, equilíbrio,
agilidade, desenvolvimento da lateralidade, noções espaciais e formação da
identidade corporal da criança.
RELAÇÕES
INTERPESSOAIS
É importante lembrar que todo este processo de construção do
conhecimento está sempre permeado, na capoeira, por uma forte relação de
respeito mútuo e parceria, sendo o objetivo natural desta arte “jogar com” e
não contra o outro, ratificando a unidade da dupla sob o signo de parceria, que
prevalece também dentre os outros componentes da roda.
No trabalho de capoeira com crianças, podemos perceber
nitidamente uma melhoria nas relações interpessoais, ajudando desde crianças muito
introspetivas até aquelas com problemas de hiperatividade, equilibrando as
relações e promovendo uma sensível melhora da autoestima, pois a constante
necessidade de realização coletiva garantida pelo ritual da capoeira
possibilita o exercício de se lidar com o outro e suas diferenças, fato este
que se firma como importante mecanismo para resolução de possíveis situações
emergentes das relações sociais do dia-a-dia, contribuindo com a formação de
indivíduos mais críticos, criativos e autónomos.
Concluindo, a prática da capoeira favorece o domínio cognitivo,
motor e afetivo-social, sendo por isso uma atividade muito rica e que vai ao
encontro às necessidades das crianças.
Por: Catarina Homem
Costa
Fonte: https://repensar2013.wordpress.com
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