sexta-feira, 15 de maio de 2020

BENEFICIOS DA CAPOEIRA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL


BENEFICIOS DA CAPOEIRA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL:
A criança que pratica capoeira aprende não apenas a jogar como também a cantar (o que tem sido transmitido oralmente há séculos, cantos africanos especialmente criados para esse tipo de atividade) e a tocar (entre os instrumentos mais tradicionais, destaque para o berimbau, o pandeiro e o caxixi, um chocalho feito de sementes).

MUSICALIDADE
A musicalidade na capoeira tem papel fundamental, pois dela se desencadeia boa parte do processo ritualístico da capoeira, ou seja, é a partir da musicalidade que os movimentos são executados, os instrumentos são tocados e as cantigas entoadas.
A música na capoeira desenvolve a motricidade e a perceção sensorial (contribuindo para algumas aquisições, tais como: Linguagem, leitura, escrita e lógica-matemática).
O trabalho musical da capoeira proporciona o ajustamento rítmico da criança correlacionando a noções de tempo-espaço, o que favorece um maior equilíbrio emocional da mesma, melhorando as relações com os outros colegas a partir do respeito do ritmo do outro e de si mesmo.
Na utilização dos instrumentos da capoeira (berimbau, pandeiro, atabaque e outros) podemos estar dando significativa contribuição no que tange ao desenvolvimento da coordenação motora fina, pois a partir do manuseio desses instrumentos a criança perceberá as implicações de gestos menores (finos), relacionados aos objetos, o que possibilitará uma melhoria no processo de escrita, dentre outros em que esta habilidade é necessária.
Um outro aspeto importante sobre a musicalidade é que a capoeira tem, tradicionalmente, sua difusão pautada na oralidade, que tem nas cantigas um mecanismo importante de desenvolvimento fisiológico da fala

MOVIMENTO
Por em sua essência, a capoeira ser uma atividade eminentemente prática, enfocando no jogo da roda de capoeira um de seus momentos mais sublimes e característicos, e por este jogo se consolidar a partir de movimentos corporais, a capoeira funciona como importante agente facilitador no desenvolvimento psicomotor.
Auxilia a criança a familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, pois os exercícios que da capoeira envolvem todas as partes do corpo, inclusive contando com a aquisição de gestos que são associados a uma cadência rítmica em dinâmicas que fortalecem a integração dos envolvidos, ajudando no amadurecimento das noções tempo-espaço, além de desenvolver, cada vez mais, uma atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo.
A capoeira auxilia na ampliação das diferentes qualidades físicas e dinâmicas do movimento, melhorando a condição do andar, correr, pular, trepar, equilibrar, rolar, além de trabalhar força, velocidade, resistência e flexibilidade, aliado a um suporte lúdico, que é fator preponderante para a prática da capoeira
Uma parte importante da prática de capoeira é a roda de capoeira, onde cada participante tem o livre arbítrio fazer sua própria expressão corporal com movimentos abertos, não sendo obrigatório realizar movimentos pré-determinados. Assim a oportunidade da criança se expressar é maior, devido a possibilidade de inovação nos movimentos, da falta de rigidez e da ausência de regras a serem seguidas, há possibilidade de inúmeros movimentos o que faz da capoeira uma atividade que busca a liberdade de expressão.
Assim, a nível psicomotor, a capoeira promove capacidades físicas como: força, flexibilidade, coordenação motora, ritmo, equilíbrio, agilidade, desenvolvimento da lateralidade, noções espaciais e formação da identidade corporal da criança.

RELAÇÕES INTERPESSOAIS
É importante lembrar que todo este processo de construção do conhecimento está sempre permeado, na capoeira, por uma forte relação de respeito mútuo e parceria, sendo o objetivo natural desta arte “jogar com” e não contra o outro, ratificando a unidade da dupla sob o signo de parceria, que prevalece também dentre os outros componentes da roda.
No trabalho de capoeira com crianças, podemos perceber nitidamente uma melhoria nas relações interpessoais, ajudando desde crianças muito introspetivas até aquelas com problemas de hiperatividade, equilibrando as relações e promovendo uma sensível melhora da autoestima, pois a constante necessidade de realização coletiva garantida pelo ritual da capoeira possibilita o exercício de se lidar com o outro e suas diferenças, fato este que se firma como importante mecanismo para resolução de possíveis situações emergentes das relações sociais do dia-a-dia, contribuindo com a formação de indivíduos mais críticos, criativos e autónomos.
Concluindo, a prática da capoeira favorece o domínio cognitivo, motor e afetivo-social, sendo por isso uma atividade muito rica e que vai ao encontro às necessidades das crianças.

Por: Catarina Homem Costa
Fonte: https://repensar2013.wordpress.com

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