HISTÓRIA ARCA D'AJUDA

A festa Nª Sª d’Ajuda é que deu origem à fundação da ARCA d’Ajuda – Associação Recreativa e Cultural da Ajuda.
As festas de Nª Sª da Ajuda foi no passado uma das festas mais empolgantes da Freguesia de São Martinho até às décadas de 60 do século passado havendo interregno durante duas décadas aproximadamente por falta de festeiros (financiadores). Pelos anos 80 foi constituída uma comissão de moradores para as ditas festas.
Em 2009 por falecimento de um dos elementos mais novos dessa comissão, a mesma ficou apenas com elementos de idade mais avançada sentindo acusando algum cansaço e necessidade de serem substituídos.
Entre 2009 e 2010 foram anos de pequenas transformações na festa Nª Sª da Ajuda por parte da nova comissão, daí que também foi exigido outro tipo de responsabilidades sendo necessário transformar a comissão de festas, numa organização.
Assim, a ARCA d’Ajuda – Associação Recreativa e Cultural da Ajuda nasce e é fundada a 29 de Junho de 2011.
Em 2011 o Arraial/Festa em honra a Nª Sª d’Ajuda já foi a ARCA a organizar este arraial com um programa mais vasto a ter inicio à sexta-feira e trazendo de regresso uma barraquinha de comes e bebes. Foi ainda realizada uma noite de fados nos jardins envolventes à capela. No mesmo ano a ARCA ainda organizou uma missa do parto, evento que não se realizava à 40 anos tendo como objectivo partilhar de alimentos e bebidas e animação.
O ano 2012, o País estava a cair numa situação de crise. A direção da Arca por estar um pouco apreensiva pelo futuro, apresentou na mesma o programa de eventos num convívio para os sócios logo no início de Janeiro mas devido à situação económica, política ou financeira do País que se vivia e com previsões negativas para o ano, decidiu suspender a maioria dos projetos previstos para 2012.

A Festa de Nª Sª da Ajuda por ter tido sucesso do ano anterior, a ARCA apostou em 2012 novamente na Festa em honra a Nª Sª da Ajuda proporcionando novamente uma Noite de Fados tal como no Arraial, apostando em mais animação e barracas, conseguindo fechar uma faixa de rodagem, verificando-se assim um evoluir do arraial no que respeita a adesão da população e forasteiros.

Neste mesmo ano mas em Setembro, a ARCA foi convidada a organizar o Arraial da Festa em honra a Nª Sª da Vitória que o fez e com igual  sucesso á Festa da Ajuda.

A única novidade a nível de eventos em 2012, foi o 1º Grande Prémio de Atletismo AURA/ARCA numa parceria com as Associações de Atletismo e a Aura cuja prova tinha como intuito a preparação I Grande Prémio de Atletismo AURA/ARCA preparação da São Silvestre (Volta á Cidade - Funchal).

A missa do Parto foi outro evento que também evoluiu com sucesso mantendo a estratégica do ano anterior.

Em 2013 a ARCA apostou na realização de alguns projetos que tinham ficado suspensos no ano anterior, realizando-se assim um torneio de futebol 5 de veteranos, um passeio na ciclovia acompanhado com formação pedagógica para as crianças, um torneio de Futebol 5 infantil, um torneio Futebol 5 Femininos, I semana cultural e desportiva dos Jardins Públicos da Ajuda, a habitual Festa da Nª Sª d’Ajuda, II Grande Prémio de Atletismo ARCA/AURA preparação à volta à cidade do Funchal – São Silvestre e acabando a temporada de eventos com a realização também habitual e cada vez com mais sucesso de uma Missa do Parto seguido de um partilhar de alimentos e bebidas mas acompanhado pelo Grupo de música tradicional Madeira Despiques – Gentes antigas.

2014 a ARCA começou com o evento “I Varrer dos Armários da Ajuda”. Os populares juntam-se e visitam os estabelecimentos comerciais que aderem cantando sendo por vezes contemplados com ofertas de algumas iguarias e bebidas, seguindo-se o evento “1º Skatar da Ajuda “ , “2º Skatar da Ajuda”, seguidamente a IIª Semana cultural e desportiva ARCA/FLOW nos Jardins Públicos da Ajuda cujo evento envolve barraquinhas de comes e bebes; animação musical; Jogos tradicionais; Demonstrações de modalidades desportivas; Zumba; feira de artesanato etc. O 2º torneio infantil de Futebol Arca-Flow, obteve 10 inscrições contando apenas com 9 equipas devido a  uma falta sendo uma delas proveniente de Aveiro - Barroca de Aveiro.

O Arraial/Festa da Ajuda atingiu mais uma vez um enorme sucesso, com as adesões de sempre prolongando-se a animação pela noite dentro durante os primeiros dois dias.

As parcerias com várias associações foram um facto durante o ano 2014 dando origem a várias provas, atingindo os objectivos que nos propusemos em todas elas. Assim sendo deu origem a que fossem realizadas:

Prova de Mar Aberto na zona entre Lido e Doca do Cavacas passando pela Ponta Gorda, em parceria com ANM - Associação de Natação da Madeira.

Colaboração com a Frente Mar na realização da Prova de Triatlo entre Ponta Gorda à Barreirinha passando pelo Lido e com Términus no Lido.

Foi realizado ainda a primeira prova de Pesca Desportiva da Praia Formosa em parceria com a Associação de Pesca Desportiva.

Prova de Jet-Ski nomeadamente a Taça da Madeira de Jet-Ski e G.P. de Motas de água em parceria com a AJET Madeira - Associação de Jet Ski e Motonáutica da Madeira na zona entre o Lido e Ponta Gorda. A ARCA conseguiu que neste evento houvesse pela primeira vez na Madeira (LIDO) o Flyboard através do piloto Paulo Nunes, modalidade ainda pouco comum em Portugal. O sucesso desta demonstração, foi uma honra para a ARCA d’Ajuda.

A época 2014 terminou com a missa do parto mas no dia anterior aconteceu a Prova de Atletismo – III Grande Prémio de Atletismo ARCA d’Ajuda em parceria com AARAM – Associação Atletismo Região Autónoma da Madeira atingindo mais um recorde ao atingir 221 atletas.

2015 – À semelhança do ano anterior, o ano começou com o evento II Varrer dos Armários da Ajuda, seguindo-se a organização da Liga Solidária de Futebol Infantil amador que inclusive participamos com uma equipa formada através de trabalho realizado todos os domingos no campo da escola básica da Ajuda. A IIIª Semana cultural e desportiva ARCA/FLOW nos Jardins Públicos da Ajuda cujo evento envolveu barraquinhas de comes e bebes; Jogos tradicionais; Demonstrações de modalidades desportivas (torneio de Vólei 2; Karaté); Zumba; e o I festival musical infantil Arca/Flow etc.

Foi dado inicio a aulas de esgrima para angariação de atletas para esta modalidade.

I altar de São João foi uma realidade sendo considerado o mais animado de todos os altares de São Martinho

O projeto JET SKI deu o melhor fruto possível. A ARCA d’AJUDA através do seu piloto Marcos Correia com apenas 17 anos consagrou-se campeão nacional 2015 de Jet Ski seniores na categoria rainha GP1. É o primeiro campeão da história da ARCA

Organizou-se um grupo de 9 atletas para representar a ARCA nos eventos de Trail que nas diversas provas regionais que obtiveram bom resultados apesar de ser uma equipa amadora.

Festa d’Ajuda 2015 atingiu o maior sucesso, atingindo um patamar grande, traçando objetivos para continuar  com espírito tradicional madeirense ou seja com animação apenas de sopro ou cordas sem bandas rock nem pequenos concertos.

Iniciou-se no passado mês de Julho uma parceria com a Casa do pessoal da RTP no sentido de dar inicio a alguns jogos de Petanca. Essa parceria está a dar resultados dado que já se começou a organizar a logística para um campeonato regional da modalidade.

Funchal Cidade Ativa (Uma modalidade desportiva todos os domingos desde meados de Julho até início de Setembro excepto dia 30 (Festa da Ajuda) nos Jardins Públicos da Ajuda.

São Martinho Ativo decorreu durante o último fim-de-semana de setembro em parceria com a JFSM, tendo atingido os seus objetivo que era superar os 500 atletas em 9 modalidades.

A época 2015 terminou com a missa do parto mas tendo no dia anterior a Prova de Atletismo – IV Grande Prémio de Atletismo ARCA d’Ajuda que em parceria com AARAM – Associação Atletismo Região Autónoma da Madeira conseguindo atingir cerca de 300 inscritos sendo implementado uma caminhada solidária antes da dita prova.

2016  iniciou-se como habitualmente com o III varrer dos Armários tendo desta vez iniciado na Escola Hoteleira e acabando no Restaurante RUBI.

Pelo terceiro ano consecutivo fomos parceiros na organização da Liga Solidária de Futebol Amador Infantil e consequentemente contribuindo com uma equipa.

Realizou-se pela primeira vez uma apresentação oficial dos eventos para o corrente ano tal, a apresentação da recém formadas equipas como também das recente modalidades que a ARCA se associou tais como: Modalidades federadas, Esgrima; Voleibol; Trail/Atletismo; Jet Ski; Motocross e Pesca Desportiva. Nas amadoras, Futebol Infantil; Petanca e SnookBall.

Como o local da apresentação e a colocação do recinto de jogo do snookball  foi gentilmente cedido pelo Administrados do Hotel Jardins da Ajuda, foi aproveitada a ocasião para fazer apresentação aos órgãos de comunicação social da nova modalidade SnookBall junto à piscina do dito Hotel.

Na Semana antecedente da Páscoa entre 22 e 26 Março a ARCA fez deslocar a Aveiro a convite da Equipa Barroca de Aveiro uma equipa de futebol infantil para participar no Torneio Manuel Neto.  Acompanharam a equipa alguns pais e ainda a direção exceto o vice-presidente.

A IV Semana Cultural e Desportiva ARCA/FLOW decorreu entre 10 e 12 de Junho havendo animação, exposição de trabalhos de desenho da Escola da Ajuda, Festival Infantil amador da Canção, diversas modalidades em demonstração interagindo com a população.

II altar de São João foi mais um sucesso sendo muito animado e sendo novamente considerado o mais animado de todos os altares de São Martinho.

Funchal ativo desde 2 Julho a 11 Setembro aos fins de semana no período da tarde nos jardins públicos da Ajuda.

A festa da Ajuda em 2016 repôs o passado ao fazer novenas dia 18 a 26 com uma adesão crescente dos fieis em que no ultimo dia já incluído no primeiro dia de arraial teve uma moldura humana já com muito relevo. Entre 26 e 28 de Agosto este arraial contou com 14 barracas que conjuntamente com a animação proporcionou a houvesse muita gente até de madrugada de sábado e de domingo até ás 24h de Domingo. Quanto a animação esta festa contou com "O Buzico"; "Tuna Madeirense"; "Banda Os Artistas"; "Madeira Despique"; "Grupo Folclórico MonteVerde" e um estrangeiro que apareceu com uma corneta Alpina e fez no Coreto o seu show. 

São Martinho ativo  entre 9 a 11 Setembro

       Sarau Poesia foi feito pela primeira vez no espaço do complexo balnear do Lido.

A 19 de Dezembro o aconteceu o V GP de Atletismo ARCA/JFSM que teve a antecipar a mesma uma caminhada solidária, desta vez a reverter toda a receita para "O CASA". Pela primeira vez esta prova contou com uma prova para Benjamins, outra para Infantis. A prova continua a contar para o campeonato de estada de Juvenis e Juniores.

A nível de participantes foi batido o recorde que era de 297 para os 379 desta prova.

Dia 17 Dezembro o V missa do Parto

Em forma de Balanço

O Voleibol fez o campeonato regional 2016 conseguindo estar até à última jornada pontos e ponto com o cronico campeão Marítimo. Perdendo o último jogo, atirou-nos para o 2º lugar da classificação geral. Seguidamente desenrolou-se a Taça da Madeira 2016 em que a ARCA chegou à final novamente com o Marítimo e perdendo novamente num jogo extremamente bem disputado, ficando assim apurado para a Super Taça 2016.

2017  iniciou-se como habitualmente com o IV varrer dos Armários que desta vez iniciou-se na Escola Hoteleira e acabando no Restaurante RUBI.

Pelo quarto ano consecutivo fomos parceiros na organização da Liga Solidária de Futebol Amador Infantil e consequentemente contribuindo com uma equipa.

Na Semana antecedente da Páscoa deslocaram-se desde Aveiro a Equipa Barroca de Aveiro uma equipa de futebol infantil para participar no Torneio da Páscoa ARCA.  Acompanharam a equipa alguns pais familiares dos miúdos e dirigentes.

A V Semana Cultural e Desportiva ARCA/FLOW decorreu nos Jardins Públicos da Ajuda havendo animação, exposição de trabalhos de desenho da Escola da Ajuda, Festival Infantil amador da Canção, diversas atividades e modalidades em demonstração interagindo com a população infantil e sénior.

III altar de São João voltou a ser considerado o mais animado de todos os altares de São Martinho. A animação ao vivo foi o ponto forte.

Funchal ativo desde inicio de Julho ao inicio de Setembro nos Jardins Públicos da Ajuda aos fins de semana no período da tarde houve sempre atividades como Volei, Tenis de mesa, Petanca

 A festa da Ajuda em 2017 voltou colocar no seu programa novenas e no ultimo dia já incluído no primeiro dia de arraial. No ultimo fim-de-semana do mês de Agosto este arraial contou com 17 barracas que conjuntamente com a animação proporcionou mais um sucesso.

São Martinho ativo a ARCA voltou a colaborar com as suas modalidades a atuarem neste evento

A 8 dias da volta à cidade VI GP de Atletismo ARCA/JFSM que teve a antecipar a mesma uma caminhada solidária, desta vez a reverter toda a receita para "ADRAM" (Deficientes).

Voltou-se a apostar numa prova para Benjamins, outra para Infantis.

A nível de participantes foi batido o recorde que era de 379 para os 413 desta prova.

No sábado antecedente da missa do galo realizou-se a VI missa do Parto

Em forma de Balanço

O nossa Equipa de Voleibol fez o Torneio de Abertura 2017, o Campeonato regional 2017 e Taça da Madeira 2017 chegou à final de todas estas competições em 2º lugar, ficando assim apurado para a Super Taça 2017.

2018  Iniciou-se como habitualmente com o V varrer dos Armários que desta vez iniciou-se na Pastelaria Viana e acabando no Restaurante RUBI.

Pelo quarto ano consecutivo fomos parceiros na organização da Liga Solidária de Futebol Amador Infantil e consequentemente contribuindo com uma equipa.

Na Semana antecedente da Páscoa entre 22 e 26 Março a ARCA fez deslocar a Aveiro a convite da Equipa Barroca de Aveiro uma equipa de futebol infantil para participar no Torneio Manuel Neto.  Acompanharam a equipa alguns pais e ainda a alguns elementos da direção.

A VI Semana Cultural e Desportiva ARCA/FLOW decorreu entre 8 e 10 de Junho sendo à semelhança dos anos anteriores.

IV altar de São João foi mais um sucesso sendo o mais animado de todos os altares de São Martinho. Voltou a ser  o mais atrativo uma vez que além de animação ao vivo foi colocada uma barraquinha de apoio.

Funchal ativo desde Julho a Setembro aos fins de semana no período da tarde nos jardins públicos da Ajuda desta vez com aulas de danças latinas duas vezes por semana no final da tarde como ainda atividades desportivas  no final doas dias ao fin-de-semana.

A festa da Ajuda em 2018 manteve as novenas dia 17 a 24 com uma adesão crescente dos fieis. O dia 24 já incluído no primeiro dia de arraial teve uma moldura humana já com muito relevo. Entre 24 e 26 de Agosto este arraial voltou a contar com apenas 14 barracas por estratégica da organização. A animação voltou a ser a responsável pela muita gente presente até de madrugada de sábado e de domingo até ás 24h de Domingo.

Em Setembro a ARCA voltou a colaborar no São Martinho

Este ano de 2018 foi o ano que a ARCA apostou numa parceria com a Escola da Ajuda a desenvolver algumas atividade para os alunos da escola como Yoga Infantil; Capoeira infantil; Futebol Infantil; Teatro infantil; Xadrez infantil.

A 19 de Dezembro o aconteceu o VII GP de Atletismo ARCA/JFSM que teve a antecipar a mesma uma caminhada solidária, desta vez a reverter toda a receita para "O CASA".

Pela primeira vez esta prova contou com uma prova para Benjamins, outra para Infantis. A prova continua a contar para o campeonato de estada de Juvenis e Juniores.

A nível de participantes foi batido o recorde que era de 413 para os 514 desta prova.

Dia 17 Dezembro o VII missa do Parto

Em forma de Balanço

O Equipa de Voleibol seniores masculinos, ganhou o torneio de abertura 2018, ganhou o campeonato regional 2018 ganhou a Taça da Madeira 2018 só não ganhou a super taça 2018

A equipa deslocou-se ao continente como campeões da Madeira para disputar um quadrangular entre campeão do Norte, campeão do Sul e o campeão dos Açores   chegando ao final do torneio em terceiro lugar.

2019  iniciou-se o VI varrer dos Armários na Pastelaria VIANA e acabando no Restaurante RUBI. Desta vez foi a edição que mais estabelecimentos nos receberam.

A 9 de Março uma equipa de TT 4x4 representou a ARCA em Castelo Rodrigo na 9ª Edição TT das amendoeiras em Flôr de Figueira e a 24 de Março a mesma equipa participou na 30ª Edição da Ronda dos Castanheiros na RAM  (Um dos dois passeios TT mais antigo do País - ambos com 30 edições) .

Contudo, deixamos aqui expresso que o Objecto desta Associação é interagir socialmente, desportivamente com uma grande população sendo daí nossa política ter associados que cujo pagamento anual da quota ficam automaticamente com direito a usufruir as ofertas/descontos que os sócios comerciantes e empresários proporcionam.

Com isto também é objectivo desta associação desenvolver o comercio local.

Defendemos sempre este lema que é:

· 1º Sítio da AJUDA

· 2º Freguesia de SÃO MARTINHO

· 3º Concelho do FUNCHAL

· 4º Distrito ilha da MADEIRA

· 5º Estado PORTUGUÊS

· 6º EUROPA

· 7º Resto do Mundo

Sem comentários:

Enviar um comentário