segunda-feira, 8 de junho de 2020

YOGA PARA CRIANÇAS: BENEFÍCIOS E POSTURAS


O yoga para crianças é um excelente exercício físico e mental. Explicamos-lhe os seus benefícios e apresentamos alguns exercícios simples para que mãe e filho descarreguem as tensões e relaxem.

O yoga é uma disciplina psicofísica através da qual se podem alcançar condições de grande bem-estar para o corpo e para a mente. 
As posturas do yoga inspiram-se nos elementos da natureza, segundo os especialistas. Animais, plantas, formas que permitem a quem as pratica entrar em sintonia com o seu próprio corpo e, também, como resultado, com as manifestações energéticas que estas posições evocam.
As crianças, mais recetivas e flexíveis que os adultos, recebem muitos benefícios através do yoga: uma musculatura, em geral, e uma coluna vertebral, em particular, mais fortes, uma postura correta que reduz os desvios e a dor de costas, defesas imunitárias mais elevadas, e um estado de espírito mais sereno e equilibrado.
O segredo está na respiração. A criança aprende a respirar de forma correta e profunda, com o nariz e não com a boca aberta; com a barriga e não só com o tórax. Esta técnica melhora o funcionamento do sistema respiratório e acalma a mente, porque, quanto mais tranquila e regular for a respiração, mais se acalmam os pensamentos.
No Yoga para crianças recomendamos, para a prática dos exercícios, o uso de uma t-shirt e calças de algodão confortáveis e um par de meias ou ficar com os pés descalços. Uma vez aprendidos os exercícios, estes podem ser praticados em casa: de manhã, para se preparar e enfrentar o dia com energia; ou à noite, para descontrair e descarregar tensões.
Yoga para crianças: dos 3 aos 7 anos

Nesta idade, a criança aprende a concentrar-se no seu corpo e a não perder a sua flexibilidade inata. O cérebro precisa de brincadeira e movimento para desenvolver plenamente o intelecto. Nas turmas para crianças de 3 a 7 anos, são narrados contos, através dos quais as crianças se transformam em animais e símbolos da natureza. Deste modo, através do jogo, é-lhes ensinado a respirar e a relaxar.
Yoga para crianças: dos 8 aos 12 anos
Entre os 8 e os 12 anos, as crianças já têm uma maior capacidade de concentração. Nesta etapa do crescimento, o yoga ajuda a equilibrar o sistema hormonal e contribui para apaziguar o mau humor. Uma criança que pratica yoga terá uma adolescência mais equilibrada.
Nestas aulas, praticam-se posições que permitem à criança adquirir uma postura corporal adequada, ao mesmo tempo que se fazem exercícios de respiração e relaxamento. Também é trabalhada a concentração para fomentar o silêncio interior e estimular a criatividade dos mais pequenos, dotando-os de segurança e autoestima.
Regra geral, os principais benefícios do yoga para crianças de qualquer idade são os seguintes:
- Favorece a concentração e a atenção
- Estimula a fantasia.
- Proporciona uma maior estabilidade emocional.
- Ajuda a superar frustrações e inseguranças.
- Melhora as relações interpessoais com crianças da mesma faixa etária.
- Permite-lhes filtrar as mensagens violentas provenientes da televisão e de jogos interativos (jogos de vídeo).
- Elimina o stress.
- Melhora as posturas corporais.
Posição da árvore
De pé, com as pernas juntas e os braços estendidos, encostados aos quadris, focar o olhar num ponto que esteja à sua frente. De seguida, elevar o pé direito e apoiá-lo sobre a parte interna do músculo esquerdo, no ponto mais alto possível. Assim que tenha alcançado o equilíbrio, levantar os braços e unir as palmas das mãos sobre a cabeça. Baixar o pé direito e repetir o exercício com o outro pé. Quando terminar, relaxar por alguns minutos.
Benefícios:
- Tranquiliza crianças tensas ou agitadas. No entanto, este exercício não é aconselhável para crianças hiperativas, já que teriam muita dificuldade em permanecer imóveis.
- Favorece a concentração e a calma mental.
- Contribui para alcançar o equilíbrio e a estabilidade do corpo.
Posição da chama da vela
- Sente-se no chão, com as costas direitas e as pernas cruzadas. Antes de iniciar o exercício, acenda uma vela e coloque-a sobre uma cadeira, ou um banco, a uns 40cm da sua cara, à altura dos olhos. Dirigir o olhar para o centro da chama.
- Manter os músculos do rosto relaxados e o olhar estático, sem fechar as pálpebras (se não conseguir manter os olhos abertos durante muito tempo, pode pestanejar de vez em quando). Deve fazer este exercício respirando profundamente durante 5 minutos. Depois, feche os olhos; de certeza que verá a chama diante de si.
- Se lhe cair alguma lágrima, não se preocupe; é algo absolutamente normal e indica que o olho se está a limpar.
Benefícios:
- Este exercício acalma as preocupações da mente, bem como as tensões do corpo.
- É muito positivo para os olhos, já que relaxa as pupilas. De facto, recomenda-se para pessoas com problemas da vista, uma vez que reforça os músculos oculares e melhora a qualidade da visão.
Posição do zumbido das abelhas
Sentado numa posição cómoda, com os pés bem apoiados no chão. Inspirar profundamente e, depois, expirar com a boca fechada, mantendo os dentes ligeiramente entreabertos, de modo a produzir um som semelhante ao zumbido de uma abelha (“zzzz…”). Repetir o exercício várias vezes e, a seguir, tapar os ouvidos com os dedos e continuar a produzir este som, respirando em silêncio e escutando com atenção o zumbido e a vibração que este produz no nariz, no palato e na cabeça.
Benefícios:
- O som e as vibrações do zumbido têm o poder de tranquilizar e acalmar a ansiedade e as tensões. Isto porque os sons dirigem a atenção para a cabeça, permitindo ao corpo que se descontraia.
Posição do lenhador
De pé, com as pernas bem separadas e os dedos das mãos entrelaçados, inspirar profundamente e elevar os braços. De seguida, com uma expiração rápida, baixar as mãos e colocá-las entre as pernas, flexionando também as costas. Notará como, ao descer, irá emitir um som espontâneo e natural. Depois, recupere a posição inicial e repita o exercício várias vezes.
Benefícios:
- Este exercício liberta as tensões e o cansaço.
- Além disso, faz com que se contraiam os músculos do corpo, para depois os relaxar profundamente.
Posição do rugido do leão
- Coloque-se frente ao seu filho, de gatas, com os dedos das mãos separados e bem apoiados no chão. A seguir, abram a boca o mais possível, como se estivessem a bocejar, e deitem a língua de fora, tanto quanto consigam.
- Ao mesmo tempo, há que soltar a voz, como se rugissem ou emitissem outro som espontâneo qualquer. Descansar por uns segundos e repetir o exercício as vezes que se queira.
Benefícios
- Este exercício permite libertar todas as tensões e relaxar as pequenas contraturas dos músculos faciais, causadas por nervosismo ou stress.
- É perfeito para crianças com dificuldade em expressar a sua agressividade, ou para os mais introvertidos ou reservados, pois ajuda a vencer a timidez e dá-lhes uma sensação de coragem.
- Além disso, é muito eficaz para superar a gaguez e reforçar os maxilares.



Fonte: https://www.omeubebe.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário